Para baixar a CNH no celular é preciso ter acesso a Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esse é o app oficial do Governo Federal que reúne toda a documentação de trânsito de forma digital.
A emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na versão digital, está disponível em todo o país desde 2018, tendo o mesmo valor jurídico do documento impresso. Para conseguir baixar o documento é preciso ter acesso a Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esse é o app oficial do Governo Federal que reúne toda a documentação de trânsito de forma digital (CNH, CLA e CRV) no celular. Os documentos ficam disponíveis mesmo sem acesso à internet.
Além das versões digitais dos documentos, o aplicativo CDT oferece:
- Aviso de vencimento da sua CNH;
- Verificação e gerenciamento das infrações do veículo;
- Pagamento de multas com até 40% de desconto;
- Indicação do condutor principal do veículo;
- Aviso de recall, quando houver, para o veículo;
- Acesso às novas regras do CTB.
Conforme informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para obter o app no celular é simples.Confira o passo a passo:
1) Procure “CDT” na loja de aplicativos de seu celular;
Para baixar via sistema Android: clique aqui.
Para baixar via sistema iOS: clique aqui.
2) Preencha o cadastro com as suas informações do gov.br;
Após o cadastro, será enviado um link para o e-mail informado.
Caso prefira, o cadastro também poderá ser feito no Portal de Serviços do Denatran.
3) Acesse o link enviado para o e-mail cadastrado para ativar sua conta;
4) Inclua sua CNH com o QR Code que está no verso do documento;
Para conseguir incluir seus documentos dentro da Carteira Digital de Trânsito, sua CNH precisa ter sido emitida a partir de maio/2017. A partir dessa data, todas as CNHs foram emitidas com a tecnologia de QR Code e permitem leitura e validação pelo aplicativo Vio.
4) Autentique o cadastro com a validação facial;
5) Inclua o documento do veículo;
6) Acesse o app e faça o login utilizando o CPF e senha cadastrados e usufrua dos benefícios da sua Carteira Digital de Trânsito – CDT.
Cadastro único
É importante lembrar que o sistema só permite o cadastro de uma única Carteira Digital de Trânsito em um mesmo dispositivo, não havendo a possibilidade de a mesma CNH digital estar disponível em mais de um dispositivo. Ao autenticar a CNH digital no segundo aparelho, o dispositivo anterior será desconectado automaticamente.