Voltar ao Topo

Transporte segue contribuindo para o desempenho da atividade econômica em 2022

Transporte segue contribuindo para o desempenho da atividade econômica em 2022

Transporte segue contribuindo para o desempenho da atividade econômica em 2022

PIB do setor de transporte cresceu 3% no segundo trimestre de 2022 e 11,7% em relação ao mesmo período de 2021.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do transporte no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021 foi de 11,7%. Na comparação entre as áreas acompanhadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do valor de todos os bens e serviços produzidos no país, o setor de transporte ficou atrás apenas de “outra atividade de serviço”. O percentual foi de 13,6%.

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o PIB do setor de transporte também apresentou crescimento na atividade, de 3,0%.

Esse desempenho mostra, por exemplo, que o transporte tem sido um dos grandes impulsionadores da atividade econômica no país. A análise da Confederação está no Radar CNT do Transporte – PIB 2º Trimestre 2022, publicado no início de setembro.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado do PIB em geral bem como do transporte, destacam-se políticas de incentivo ao consumo das famílias, como liberação de parte do saldo do FGTS. Além disso, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento do Auxílio Brasil e outros benefícios sociais a grupos específicos, assim como as desonerações tributárias sobre combustíveis e energia, também tem influência sobre esse resultado.

Saiba mais: Radar CNT do Transporte

As informações são da Agência CNT Transporte Atual


Fonte: https://www.portaldotransito.com.br/

Postado por Admin