Voltar ao Topo

Participação da AAAPV em processo favorece entidade de proteção veicular

Participação da AAAPV em processo favorece entidade de proteção veicular

Participação da AAAPV em processo favorece entidade de proteção veicular

Brasília (DF), 08 de junho de 2020

    Com o intuito de cessar as atividades de uma mútua no Estado de Goiás, sob a alegação de exercício de atividade ilegal, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) entrou com um processo na Justiça Federal. O MPF (Ministério Público Federal) participou do processo como fiscal da lei. O caso, que teve início em 2019, contou com a participação da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais), fato que favoreceu a associação no julgamento.

    Mesmo não sendo filiada, a Agência pediu para fazer parte do processo como amicus curiae (amigo da corte – regra do Código de Processo Civil em que uma pessoa, física ou jurídica, possa participar do processo, sem ajudar quaisquer das partes, apenas trazendo informações técnicas sobre a matéria debatida), já que o objetivo era defender a legalidade do serviço de proteção veicular no Brasil, e não somente o interesse de suas filiadas.

    Em defesa, a mútua apresentou documentos que comprovam a atuação em forma de natureza jurídica de associação privada, sem fins lucrativos, na qual os associados dividem prejuízos materiais causados aos veículos em um sistema de rateio. Com isso, o MPF proferiu parecer positivo em relação à entidade de proteção veicular e manifestou-se pela improcedência dos pedidos condenatórios da Susep.


Fonte: http://www.aaapv.org.br/participacao-da-aaapv-em-processo-favorece-entidade-de-protecao-veicular/

Postado por Admin