Voltar ao Topo

Maio Amarelo 2023 começa hoje com ações em todo o País

Maio Amarelo 2023 começa hoje com ações em todo o País

Maio Amarelo 2023 começa hoje com ações em todo o País

O Maio Amarelo chegou em sua 10ª edição e em 2023 tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”.

O mês de maio chegou e com ele as ações para redução de acidentes de trânsito propostas pelo Movimento Maio Amarelo ganham destaque em todo o país. O movimento chegou em sua 10ª edição e é promovido paralelamente às campanhas educativas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que em 2023 tem o tema “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução 980/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


10 anos do Maio Amarelo

Neste ano, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos e, novamente a CNT Sest Senat em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades são os apoiadores oficiais.

Conforme Maria Alice Nascimento, diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, essa celebração de 10 anos do Movimento precisa ser um marco. “Vamos convocar a sociedade a cumprir as metas globais e adotar o PNATRANS em todos os municípios. Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirmou.

De acordo com os organizadores, nessa década, há muito o que comemorar. A ideia de trazer um mês inteiro para colocar luz sobre um tema bem pouco discutido na sociedade deu certo. “O Maio Amarelo fez isso: trouxe o tema para todas as esferas. E hoje vemos empresas, entidades e órgão públicos se unirem em defesa da vida, em prol da segurança de todos que transitam. Ou seja: nossa ideia está aprovada!”, diz o site oficial do Maio Amarelo.


Maio Amarelo 2023 da PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia em todo o país essa ação que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em 2023, o lançamento oficial do Maio Amarelo se deu junto com a Operação do Dia do Trabalhador. A operação terá como tema principal a conscientização dos motoristas e usuários de vias públicas.

Apesar da mensagem oficial da campanha deste ano ser “No trânsito, escolha a vida”, este ano, a Polícia Rodoviária Federal foi além.

O órgão acrescentou o tema “Nossas escolhas salvam vidas”. Dessa forma, reforçando a necessidade de conscientização e a convicção de que a maior parte dos acidentes pode ser evitada.

De acordo com dados da PRF, 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas. Como, por exemplo: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível e ingestão de álcool.



Fonte: https://www.portaldotransito.com.br/





Postado por Admin