A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) está alertando os proprietários de veículos sobre golpes envolvendo o pagamento do IPVA.
Na tentativa de atrair os contribuintes para o golpe, falsos sites oferecem descontos superiores ao previsto pela legislação em vigor.
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) está alertando os proprietários de veículos sobre golpes envolvendo o pagamento do IPVA. A pasta tem recebido relatos de contribuintes que foram direcionados a sites fraudulentos criados para enganar quem tenta quitar o tributo.
Esses sites falsos frequentemente imitam a aparência das páginas oficiais da Fazenda e, em alguns casos, oferecem descontos superiores aos previstos por lei, que são de 3% para o pagamento em cota única, como forma de atrair vítimas para o golpe.
Como pagar o IPVA com segurança
A Sefaz-RJ reforça que o único canal oficial para emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) e realizar o pagamento do IPVA 2025 é o hotsite exclusivo: https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br. No site, ao informar o número do Renavam, o contribuinte pode optar pelo pagamento à vista ou parcelado em até três vezes.
A Secretaria alerta ainda que não envia boletos ou realiza contatos com contribuintes por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. Para evitar cair em golpes, é fundamental digitar o endereço oficial diretamente no navegador e evitar links de sites de busca, que podem direcionar para páginas falsas.
Pagamento via Pix: atenção aos dados
Uma das novidades deste ano é a possibilidade de quitar o imposto via Pix. No entanto, é importante verificar as informações antes de confirmar o pagamento. No aplicativo do banco, o CNPJ deve ser 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.
Desde o início da emissão do DARJ, no último dia 8, mais de 3,2 milhões de documentos foram gerados, com aproximadamente 700 mil pagamentos realizados. Desses, 57% foram feitos via Pix, totalizando cerca de 400 mil transações.