Voltar ao Topo

Distração é a causa de 18% dos acidentes de carro no mundo, aponta estudo

Distração é a causa de 18% dos acidentes de carro no mundo, aponta estudo

Distração é a causa de 18% dos acidentes de carro no mundo, aponta estudo
Estudo mostra que 18% dos acidentes de carro no mundo têm como causa a distração ao volante. Além disso, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por causa da desatenção.
Distração causa acidentes
Foto: Depositphotos

Um estudo publicado pela revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery, uma das mais importantes da área de ortopedia,  divulgado pela Agência Brasil, mostrou que 18% dos acidentes de carro no mundo têm como causa a distração ao volante. Além disso, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por causa das distrações.

Entre as distrações mais comuns citadas estão: o uso do celular, mexer no som do carro, conversar com passageiros e dar atenção a crianças que estão no banco de trás.

Segundo Celso Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, a capacidade intelectual do ser humano atualmente está classificada em oito inteligências. São elas: a da comunicação, a do raciocínio lógico, a da noção de espaço, bem como a da coordenação motora, a do autoconhecimento e compreensão, a de se relacionar, a de se situar no meio ambiente e a da distinção e interpretação dos sons.

“Para cada tarefa que realizamos utilizamos várias dessas inteligências. A habilidade de dirigir ou pilotar exige do motorista a utilização de todas as oito, argumenta.

O diretor científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Flávio Adura, explicou que são diversas as distrações que tiram a atenção dos condutores. A entrevista foi dada à Agência Brasil. “Cerca de um terço dos motoristas brasileiros dirigem distraídos, com falhas de atenção ao conduzir. Como por exemplo, enviando mensagens no celular, alimentando-se, falando no bluetooth e mexendo no som”, explicou.

Estatísticas

Conforme levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a falta de atenção ao volante lidera a lista num ranking com as 20 principais causas de acidentes com, pelo menos, uma morte. Os dados levam em consideração acidentes ocorridos entre 2019 e fevereiro de 2022.

Por esse motivo, o Portal do Trânsito foi às ruas para entender o que motiva a distração ao volante. E, além disso, saber o que os cidadãos fazem para evitá-la. Assista!




Infrações

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, é considerado infração leve, com multa de R$ 88,38.

O CTB, por exemplo, proíbe o ato de dirigir manuseando o celular. Considera-se a infração gravíssima, com multa de R$293,47 e acréscimo de sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: https://www.portaldotransito.com.br/

Postado por Admin