Voltar ao Topo

Componentes do veículo essenciais em dias de chuva para direção segura

Componentes do veículo essenciais em dias de chuva para direção segura

Componentes do veículo essenciais em dias de chuva para direção segura


Condições dos pneus, peças de suspensão e direção, freios, limpadores de para-brisa e iluminação interferem na direção segura, principalmente em dias de chuva.

Com visibilidade comprometida e vias escorregadias em dias de chuva, os motoristas devem ter atenção redobrada ao volante e também é importante manter em boas condições componentes de suspensão, freios, pneus, iluminação e limpadores de para-brisa que garantem uma direção segura nessas situações.

“O veículo deve estar com a manutenção em dia para rodar em quaisquer condições de tempo ou circunstâncias, mas cuidados devem ser redobrados para enfrentar as pistas molhadas”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Por isso, é importante manter a manutenção preventiva em dia, checando diversos itens do automóvel, entre eles, limpadores, iluminação, pneus e suspensão e direção, e freio para evitar risco de acidentes.

Um dos primeiros componentes a ser checado devem ser os limpadores de para-brisa e a iluminação, fundamentais para o motorista ter visibilidade e ser visto em dias de chuva. Os pneus não podem estar carecas ou com a profundidade abaixo do mínimo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nesse sentido, há risco de perda de controle do veículo.

Outros sistemas que merecem atenção na hora da revisão é o de suspensão, direção e de freios. “Peças do conjunto de suspensão comprometidas podem resultar na falta de estabilidade do veículo. Isso faz com que aumente a distância de frenagem e derrape em curvas”, adverte.

Já o sistema de freios é fundamental para a direção segura em dias de chuva. Todo o sistema requer atenção ao fazer a manutenção.

Para dirigir com segurança na chuva, Silva recomenda também reduzir a velocidade. Além disso, não entrar em áreas alagadas, não fazer ultrapassagens em curvas e manter maior distância do veículo da frente. Bem como, deve-se evitar o uso de farol alto.

“Isto pode prejudicar a visão de outros condutores”, afirma.

Caso ocorra uma tempestade, o gerente aconselha parar em local seguro e aguardar melhor condição para dirigir.


Fonte: https://www.portaldotransito.com.br/

Postado por Admin