Voltar ao Topo

Motorista de caminhão: como se sentir mais seguro nas estradas à noite

Motorista de caminhão: como se sentir mais seguro nas estradas à noite

Motorista de caminhão: como se sentir mais seguro nas estradas à noite


Os motoristas de caminhão estão expostos, constantemente, a muitos perigos ao dirigir à noite. Veja algumas dicas de segurança.

Sono, condições ruins da rodovia, redução da visibilidade, farol alto, assaltos… são só alguns dos perigos a que o motorista de caminhão está expostos, constantemente, ao dirigir à noite.


Mas será que tem como mudar essa realidade? É o que veremos nesse artigo, confira dicas para o motorista de caminhão evitar os perigos da noite!

Então, infelizmente, nem todos podem se dar ao luxo de viajar apenas durante o dia. E, se por um lado, viajar à noite significa riscos, por outro, se essa é uma realidade que não pode ser mudada, é preciso descobrir formas de tornar esse trabalho mais seguro.

O fato é que, apesar de ter suas vantagens, como clima mais ameno, trânsito mais fluido, guiar no período noturno é cercado de desafios, exigindo cuidado redobrado dos motoristas de caminhão.

E é isso que mostraremos nesse artigo, como se sentir mais seguro nas estradas à noite.


Cheque os componentes essenciais antes de pegar a estrada

Faróis, para-brisas, espelhos, janelas e pneus, se todos esses componentes não estiverem funcionando de forma adequada, você corre o risco de sofrer acidentes graves.

Por isso, se certifique de manter os faróis limpos, se algum queimar, não pegue a estrada sem antes trocar a lâmpada. Além dos riscos também estará sujeito à multa de trânsito se dirigir sem esse componente funcionando corretamente.

Se certifique de manter para-brisas, espelhos e janelas devidamente limpos e, claro, não pegue a estrada sem verificar a calibragem e a conservação dos pneus, trocando-os se não estiverem em bom estado, garantindo a estabilidade do caminhão.


Dirija em baixa velocidade

Até pelo fato da visibilidade ser reduzida à noite, é preciso dirigir em baixa velocidade, para diminuir as chances de colisões ou capotamentos. Assim, se, em um determinado trecho, o limite de velocidade é de 80 km/h, se dirigir à noite, procure percorrê-lo, no máximo, a 70 km/h, principalmente, se no caso de caminhões mais robustos, como um  transporte de veículos cegonha, por exemplo.


Durma durante o dia

Terá que pegar a estrada à noite? Então, é preciso estar descansado. O recomendado é descansar 8 horas, no mínimo, não apenas para permanecer acordado, mas para se manter alerta aos possíveis perigos e imprevistos, e dirigir bem.


Uso correto dos faróis

Além de todos os cuidados com os faróis já citados, é preciso, também, garantir que estejam, assim como as lanternas, regulados e funcionando corretamente, além de ser preciso obedecer às normas de uso, ou seja, acionar as luzes até mesmo durante o dia e, no período noturno, ficar atento quanto à hora certa de mudar a intensidade das luzes.

Segundo as normas, só é possível ligar o farol alto em trechos longínquos e vazios, sem outros veículos na sua frente ou em sentido contrário.

No mais, procure sempre sinalizar cada manobra a realizar, fazendo uso de setas de indicação, principalmente, em cruzamentos e ultrapassagens.

No mais, vale saber que, toda a calmaria, própria da viagem noturna, com a escuridão da via, isso pode passar uma sensação semelhante a um transe, podendo causar acidentes e até miragens.


Motorista de caminhão: respeite os seus limites ao dirigir à noite

Sabemos que, geralmente, o motorista de caminhão trabalha com prazos, às vezes, muito apertados, como uma empresa de mudança, por exemplo, obrigando-os a dirigir a noite, com pouco tempo para descanso. Porém, é preciso respeitar os sinais de cansaço do seu organismo. Mais vale atrasar um pouco uma viagem do que nem chegar ao destino. Ou, ainda, ter a carga roubada por causa de acidentes, ou mesmo, sofrer acidentes, apenas, por insistir em não respeitar seus limites.

Por isso, ouça seus sinais. Descanse, se alimente bem, se hidrate e, principalmente, se sentir o menor sinal de sono ou cansaço, pare o veículo em um ambiente apropriado e durma.

E é isso, certamente, seguir essas dicas não vai garantir total segurança.


No entanto, ao menos,  vai diminuir muito os riscos do motorista de caminhão ser surpreendido enquanto dirige à noite nas estradas.


Fonte:https://www.portaldotransito.com.br/

Postado por Admin