Voltar ao Topo

Farol de LED: quem não tem pode instalar, mas só até 2021

Farol de LED: quem não tem pode instalar, mas só até 2021

Farol de LED: quem não tem pode instalar, mas só até 2021

Legislação já aprovada proibirá que lâmpadas comuns sejam substituídas por LED a partir do ano que vem - entenda e saiba como fazer a troca


farol de led aceso em carro brancoResolução do Contran muda a lei que trata da instalação e substituição de farol (Foto: Shutterstock)

O farol de LED tem se tornado cada vez mais comum nos carros modernos, e não é à toa. Esse tipo de iluminação oferece diversas vantagens em relação às luzes halógenas, o que também leva donos de carros mais antigos a querer adotá-lo, instalando lâmpadas equivalentes disponíveis no mercado.

Contudo, nessa hora, é preciso prestar atenção em duas coisas. Em primeiro lugar, a adaptação pode não ser a melhor opção para todos os carros. Em segundo, a legislação de trânsito faz algumas exigências para permitir a troca, e ela será proibida a partir de 2021.

Confira, abaixo, todos os detalhes sobre a instalação e troca para o farol de LED.

Lei permite instalar lâmpadas de farol de LED?


De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Rosan Coimbra, os carros que saíram da fábrica sem o farol de LED só poderão adotar essas lâmpadas até 2021. O especialista cita a Resolução 667 de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina, no artigo 2º:


“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.”

A resolução já foi publicada, mas só entrará em efeito em janeiro do ano que vem. Por isso, os interessados em mudar para as lâmpadas de farol devem fazê-lo este ano. Por enquanto, a troca de tecnologia ainda é permitida.

Mesmo assim, devem ser seguidas algumas exigências legais, como explica Coimbra. Essas exigências são determinadas pela resolução 292 de 2008, do Contran, e regulamentadas pela portaria 28 de 2018, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Em resumo, faça alteração necessária no sistema de iluminação. Para tanto, tenha autorização prévia do Detran e passe por inspeção numa instituição técnica licenciada pelo Denatran para emitir o laudo CSV (Certificado de Segurança Veicular), incluindo a alteração no documento do veículo (CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo”, explica o especialista.

Ou seja, trocar as lâmpadas do farol pelas de LED é considerado uma modificação no veículo. Assim, para não correr o risco de desobedecer à lei – e também aos critérios de segurança nas vias – os passos citados por Coimbra devem ser seguidos.

O Detran deve autorizar, previamente, a troca pelas lâmpadas de farol de LED. Na sequência, deve ser feita uma inspeção do veículo em uma instituição reconhecida pelos órgãos de trânsito do governo. Sendo aprovada na inspeção, a modificação deverá constar no documento do veículo (CRLV).

Lembrando que se o carro já saiu de fábrica com iluminação de LED, o caso é outro, e ela deve continuar sendo utilizada, caso precise ser substituída.

Exigências técnicas para adotar o farol de LED

Além das exigências legais, tecnicamente, também não é todo modelo de carro que permite a substituição das lâmpadas alógenas pelas de LED. Em alguns casos, a troca pode ser feita, mas exige a instalação de um dispositivo para funcionar corretamente.

farol de led
Farol de LED: quem está pensando em trocar lâmpadas do carro deve se informar sobre legislação e exigências técnicas (Foto: Shutterstock | Reprodução)

“Não tem uma regra geral que vale para todos os automóveis, por causa das várias configurações e projetos. Alguns podem, e outros, não”, detalha o conselheiro da Sociedade de Engenheiro da Mobilidade (SAE), Francisco Satkunas.

O engenheiro observa que até mesmo veículos de marcas mais caras podem ser incompatíveis com a troca.

Desenho da lente altera funcionamento

A razão é que o farol é um equipamento complexo, desenhado com uma superfície refletora no interior, de acordo com a lâmpada para a qual foi feito. Por isso, ao mudar a lâmpada, é possível que o conjunto não opere de forma adequada, refletindo o facho de luz de forma incorreta, explica Satkunas.

Outro risco está no sistema de luzes de alerta do painel. O farol de LED gasta muito menos energia que luzes halógenas, o que pode levar o circuito a achar que não há uma lâmpada em funcionamento, mesmo que ela esteja lá.

Quando isso acontece, é possível contornar a situação com a instalação de um canceller, ou cancelador. Esse dispositivo ajusta a corrente elétrica para que o sistema detecte a nova lâmpadas. Se ela queimar, ele continua permitindo que um alerta apareça no painel.
modelos de lampadas de led automotivas philips farol de led equivalentes a lampadas halogenas
Lâmpadas de farol de LED da Philips equivalentes a modelos halógenos (Foto: Philips | Divulgação)

Também existe a possibilidade de o cancelador não resolver o problema, aponta Satkunas. Nesse caso, o melhor é não fazer a substituição.

Por tudo isso, o dono do carro deve ficar atento antes de trocar as luzes. “Pode trocar, mas é preciso ter certeza de que não terá essa indicação errada no painel”, conclui o engenheiro.

Quais são as vantagens do farol de LED?

Satkunas aponta diversas vantagens do farol de LED, sigla para “diodo emissor de luz”, em inglês. Em primeiro lugar, ele representa uma evolução tecnológica. Em segundo, consome menos energia, tornando o carro mais eficiente e deixando energia livre para outras coisas, como a central eletrônica.

Em terceiro, geram uma iluminação muito melhor e produzem menos calor, por terem uma luz branca e fria. Por fim, também têm mais durabilidade e aguentam maior variação de potência. “LED é o futuro”, pontua o engenheiro.

Mesmo assim, para os carros que saem de fábrica com outros sistemas de iluminação, é preciso considerar esses pontos antes de fazer a mudança.

Vale a pena trocar para o farol de LED?

Embora valha a pena em alguns casos, nem sempre a instalação de lâmpadas de farol de LED terá o mesmo resultado que as de fábrica.

Satkunas considera que os faróis de milha, em especial, podem melhorar com a troca das lâmpadas. “Instaladores, no geral, alegam que o LED no farol de milha tem os melhores resultados”, conta ele.

A razão, segundo o especialista, é que essa luz se beneficia quanto maior for a luminosidade, além de ser usada em locais, geralmente, menos movimentados, onde não há risco de ofuscar motoristas. Especialmente quando está posicionada no para-choques, ela também terá um foco mais baixo, que aceita melhor as lâmpadas de farol de LED.

lampadas de farol do carro iluminacao automotiva
Lâmpadas halógenas têm luz naturalmente amarelada (Foto: Shutterstock | Reprodução)

Outras que podem se favorecer, como aponta Satkunas, são as luzes internas e a da placa traseira. Especialmente no interior, onde as luzes de fábrica costumam ser mais fracas, pode ser interessante fazer a substituição.

Contudo, é preciso lembrar, mais uma vez, que qualquer uma delas pode causar problemas nos avisos luminosos do painel.

Por fim, o engenheiro aponta que, raramente, mecânicos especializados escolhem instalar o LED no farol principal ou no farol alto. Essas luzes são mais complexas e devem ter um foco mais bem calculado para iluminar a via na altura correta, ao mesmo tempo em que evitam ofuscar motoristas na via de mão contrária.

Como fazer a substituição?

Para fazer a troca para o farol de LED, Satkunas recomenda que o proprietário procure uma loja de acessórios tradicional e de confiança. Lá, ele deve explicar que não está disposto a ter problemas para fazer a substituição, que não quer alertas acendendo no painel, e quer se certificar de que o veículo aceitará as novas lâmpadas.

Para escolher o modelo da lâmpada de LED, o especialista acredita que o dono terá que decidir entre o que está disponível no mercado. “Se fosse eu faria assim”, diz ele. “Veja se existe alternativa de preço, e também tente encontrar alguém com um carro similar que já fez a troca, para ver o resultado”, recomenda.

fiscalizacao infracao guarda agente multa
Instalar lâmpadas de farol de LED sem autorização pode levar a multa (Foto Pedro França | Agência Senado)

Multa por trocar a lâmpada do farol

Caso o motorista insista em trocar a lâmpada do farol sem seguir as determinações legais, ele poderá receber uma multa. A infração está prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No parágrafo XIII do artigo, lê-se que “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados” pode resultar em multa de natureza grave. Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira.

O motorista também estará sujeito à retenção do veículo até regularizar a situação.

AutoPapo questionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre como será realizada a fiscalização dos faróis quando a lei entrar em vigor. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, quando for necessário, o agente fará a verificação do componente por meio da consulta ao Manual do Fabricante, que traz todas as características técnicas do veículo.

Postado por Admin