Condições dos pneus, peças de suspensão e direção, freios, limpadores de para-brisa e iluminação interferem na direção segura, principalmente em dias de chuva.
Com visibilidade comprometida e vias escorregadias em dias de chuva, os motoristas devem ter atenção redobrada ao volante e também é importante manter em boas condições componentes de suspensão, freios, pneus, iluminação e limpadores de para-brisa que garantem uma direção segura nessas situações.
“O veículo deve estar com a manutenção em dia para rodar em quaisquer condições de tempo ou circunstâncias, mas cuidados devem ser redobrados para enfrentar as pistas molhadas”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Por isso, é importante manter a manutenção preventiva em dia, checando diversos itens do automóvel, entre eles, limpadores, iluminação, pneus e suspensão e direção, e freio para evitar risco de acidentes.
Um dos primeiros componentes a ser checado devem ser os limpadores de para-brisa e a iluminação, fundamentais para o motorista ter visibilidade e ser visto em dias de chuva. Os pneus não podem estar carecas ou com a profundidade abaixo do mínimo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nesse sentido, há risco de perda de controle do veículo.
Outros sistemas que merecem atenção na hora da revisão é o de suspensão, direção e de freios. “Peças do conjunto de suspensão comprometidas podem resultar na falta de estabilidade do veículo. Isso faz com que aumente a distância de frenagem e derrape em curvas”, adverte.
Já o sistema de freios é fundamental para a direção segura em dias de chuva. Todo o sistema requer atenção ao fazer a manutenção.
Para dirigir com segurança na chuva, Silva recomenda também reduzir a velocidade. Além disso, não entrar em áreas alagadas, não fazer ultrapassagens em curvas e manter maior distância do veículo da frente. Bem como, deve-se evitar o uso de farol alto.
“Isto pode prejudicar a visão de outros condutores”, afirma.