Voltar ao Topo

Empresas e órgãos públicos poderão oferecer benefícios a bons condutores

Empresas e órgãos públicos poderão oferecer benefícios a bons condutores

Empresas e órgãos públicos poderão oferecer benefícios a bons condutores

Será possível oferecer descontos em pedágios e estacionamentos, condições especiais em locação de veículos e seguros.

Com o objetivo de promover a condução segura e responsável, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) criou o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que se conhece também como Cadastro Positivo de Condutores. Conforme o órgão, ele permite a empresas e órgãos públicos oferecerem diversos benefícios a bons condutores, ou seja, aqueles que não tiverem registro de infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Poderão conceder os benefícios as empresas privadas, de acordo com o interesse de cada uma, e também a União, estados, Distrito Federal e municípios. Dentre as vantagens que será  possível oferecer, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, bem como condições especiais para locação de veículos e contratação de seguros. Além disso, descontos em pedágios e em estacionamento, oferta de cashback e muitos outros.


Condutor deve registrar a participação

A partir do dia 22 de setembro, o condutor que quiser participar do Cadastro Positivo deve registrar a autorização por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Senatran. No entanto, ao fazer isso, o participante autoriza que os demais cidadãos visualizem que o mesmo está apto a receber os benefícios. A ativação do cadastro positivo será no dia 13 de outubro, data a partir da qual será possível conceder os benefícios aos bons condutores.

As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos, preenchendo este formulário online. Em recompensa aos parceiros da iniciativa, a Senatran criou o selo “Parceiro do Bom Condutor”. Ou seja, será possível utilizá-lo em ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.


Inovação para o trânsito

A pedido da Senatran, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desenvolveu o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou a prever o Cadastro na atualização que aconteceu em abril de 2021. Já a regulamentação aconteceu através da Resolução nº 975, de 18 de julho de 2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As informações são do Serpro


Fonte: https://www.portaldotransito.com.br/

Postado por Admin