Voltar ao Topo

Conheça quais serão as mudanças na CNH a partir de 2022

Conheça quais serão as mudanças na CNH a partir de 2022

Conheça quais serão as mudanças na CNH a partir de 2022

A nova CNH será válida a partir de 1º de junho de 2022 e poderá ser emitida de forma física ou digital

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá novidades em 2022. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou oficialmente na última semana a resolução nº 886 do dia 13 de dezembro. Ela regulamenta as especificações, a produção e a expedição da CNH, que receberá atualizações no desenho. O novo modelo do documento valerá a partir do dia 1º de junho de 2022 e substituirá a atual CNH. A troca não será obrigatória, e acontecerá apenas para novas emissões e renovações a partir desta data.

A nova CNH poderá ser emitida em meio físico (ainda em papel) e/ou digital, à escolha do condutor. Dentre as mudanças, o documento passará a trazer uma tabela com ilustrações dos veículos que o motorista pode dirigir. Outras novidades são a inclusão da nacionalidade e cidade de origem do condutor, além da identificação do documento em línguas estrangeiras (inglês e francês) na parte superior. 

Os códigos também passam a seguir o padrão internacional. De acordo com o artigo 3º da resolução do Contran, a Permissão Para Dirigir (PPD) e a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terão o mesmo modelo da CNH. No caso da PPD, o documento passa a ter a letra “P” impressa na lateral direita do anverso da PPD, enquanto a CNH definitiva passa a exibir a letra “D” no mesmo local. A permissão para a ACC também pode ser simultânea à PPD para a categoria "B", com validade de um ano.

Visualmente, além das mudanças no layout da CNH, o documento também passará a ter cores verde e amarelo em tom predominante e mais claro que a CNH atual. Na parte interior, o documento segue com o QR Code instituído em 2017. De acordo com o Contran, o código armazena todas as informações contidas nos dados variáveis do respectivo documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor.

Assim como o documento atual, a nova CNH terá os números do RG, CPF e número do formulário RENACH. Também será possível optar pela emissão de forma apenas digital.

Fonte:https://www.revistacaminhoneiro.com.br/

Postado por Admin